por Patricia Valente

Algumas pessoas já ouviram falar em Astrologia Horária, outras ainda não tiveram essa oportunidade. Este artigo pretende apresentar uma visão geral de mais este tema da Astrologia.

A Astrologia Horária é parte integrante da Astrologia Tradicional, cujo principal enfoque é previsional. Esta última era bastante praticada até o início do séc. XX, apesar de sua atuação necessariamente discreta e clandestina.

A Astrologia foi para a clandestinidade por conta de correntes filosóficas surgidas em fins do séc. XVII como o Empirismo, o Racionalismo cartesiano e o Positivismo. Seu ressurgimento das sombras deu-se somente no final do séc. XIX.

A Astrologia Horária ficou bastante conhecida através de William Lilly (1602-1681), médico e Astrólogo inglês que em 1651 previu a Peste de 1665 e o grande incêndio de Londres de 1666. A cidade teve sua maior parte consumida pelas chamas em apenas quatro dias. Por conta da previsão do incêndio, ele foi considerado suspeito e levado aos tribunais para se explicar sendo absolvido no final.

William Lilly foi autor da obra “Astrologia Cristã”, de 1655 e é considerado o principal expoente da Astrologia Horária. Na década de 1980 a Astróloga inglesa Olívia Barclay descobriu na Biblioteca de Londres um original desse livro e resgatou a prática da Horária.

Segundo Nicholas Devore, a Astrologia Horária é a arte de interpretar a relação existente entre os fenômenos gerados pelos movimentos dos corpos celestes e uma situação, evento ou pensamento.

A Horária responde apenas a questões concretas, objetivas e definidas. Nesta técnica não cabem interpretações psicológicas ou julgamentos morais. Os fatos predominam. É indicada para responder perguntas como mudar ou não de residência, comprar ou não um imóvel, saber de objetos perdidos ou pessoas desaparecidas, entre outras.

Para gerar um Mapa Horário não é preciso saber o horário de nascimento do cliente, o que facilita muito a consulta. O mapa é gerado a partir do dia, mês, ano, hora e local em que surgiu a pergunta ou dúvida para o cliente. De posse desse mapa o Artista, nome dado ao Astrólogo que pratica essa técnica, faz a interpretação. Chamamos de Arte a própria Astrologia Horária.

As ferramentas da Astrologia Horária são praticamente as mesmas da Astrologia praticada modernamente: Casas, Planetas, Signos, Aspectos, Dignidades e Debilidades Planetárias e Estrelas Fixas.

Essa técnica possui inúmeras e peculiares regras, porém simples e de fácil compreensão. A ênfase da interpretação é dada à Casa I ou Ascendente e à Casa relacionada ao tema da pergunta. Fazem parte dessa análise seus regentes, sua condição celeste e os aspectos que fazem e recebem.

À medida que nos aprofundamos no estudo de técnicas como as da Astrologia Horária, mais agregamos ao conhecimento da Astrologia moderna praticada por nós, Astrólogos do séc. XXI.

O tema é vasto, rico e contém inúmeras informações que não foram mencionadas neste artigo. Assim, sugerimos que aquele que se interessar aprofunde-se no estudo e na pesquisa dessa fantástica ferramenta astrológica.