por Patricia Valente

Para entendermos melhor o significado de Mercúrio retrógrado, vamos a alguns conceitos iniciais.

Um planeta em movimento retrógrado é aquele que parece estar andando para trás do ponto de vista de um observador na Terra. Trata-se de um movimento aparente do planeta e não real.

Explico um pouco melhor.

Imagine uma criança sentada num cavalinho no carrossel do parque de diversões. Conforme o carrossel gira, ela vê seus pais, que a observam de fora, ora mais à sua frente, ora mais para trás dela. Num primeiro momento, ela se aproxima dos pais e, a seguir, eles se distanciam dela ficando para trás.

De maneira semelhante, isso ocorre com os planetas em relação à Terra. Esta última seria o carrossel, nós seríamos a(s) criança(s) e os pais e demais espectadores do lado de fora, os outros planetas.

O estudo astronômico da retrogradação é muito mais complexo do que essa singela comparação. O propósito dela é apenas familiarizar o leitor com o raciocínio e facilitar o entendimento.

Os planetas têm diferentes períodos de retrogradação, bem como de duração nesse movimento. Mercúrio, que astrologicamente significa comunicação, pensamento, expressão verbal e escrita, entendimento intelectual, entre outros, retrograda três vezes por ano e fica, em média, vinte e um dias retrógrado.

Existem basicamente duas situações para estudarmos a retrogradação de Mercúrio: no Mapa Astrológico de nascimento e em seu movimento anual.

Ter Mercúrio retrógrado no Mapa de nascimento não é o fim do mundo. Pessoas que têm tal planeta nessa condição no Mapa Natal habitualmente necessitam revisar, rever, reconsiderar, resignificar o que falam, escutam, pensam e escrevem. Agem assim para se certificar que não perderam nenhuma informação ou passaram dados incompletos. Preocupam-se em se expressar da maneira mais correta possível, por isso as constantes revisões. Fazem perguntas frequentemente para processar adequadamente a informação obtida, com a mínima distorção possível.

Conheça algumas personalidades que têm Mercúrio retrógrado no Mapa de nascimento: Airton Senna, Debbie Reynolds (atriz), Jane Fonda (atriz), Lech Walesa, Margareth Seddon (astronauta), Nelson Piquet, Paolo Rossi (jogador de futebol).

Já quando Mercúrio, em seu movimento anual, retrograda, alguns assuntos mercuriais – como assinar contratos e documentos, enviar faxes e e-mails, fazer viagens curtas, passar ou receber informações e comunicados, publicar textos ou artigos etc. – podem ficar mais lentos, ser refeitos ou exigir atenção redobrada.

Em compensação, outros assuntos da mesma natureza podem ser mais bem trabalhados nesse período de retrogradação. A saber, revisar textos e contratos, procurar objetos perdidos, organizar papéis e documentos etc.

Por fim, conhecer os efeitos de Mercúrio retrógrado bem como sua freqüência nos permite trabalhar essa influência planetária de maneira prática, produtiva e com tranqüilidade.

Encare esse momento como uma oportunidade de re-visão, isto é, experimentar uma nova visão de conceitos já conhecidos.