Inicialmente, no exercício da Astrologia Horária, os planetas geracionais – Urano, Netuno e Plutão – não eram utilizados pelos Astrólogos. Modernamente existem as duas vertentes: os profissionais que incluem tais planetas e os que não incluem. Nos exemplos apresentados a seguir foram incluídos os planetas geracionais.

Como poderá constatar, a técnica da Astrologia Horária tem uma aplicação bastante prática. Veja só.

Exemplo 1

Pergunta: “Vou vender o apartamento logo?”
Data: 06 de agosto de 2007
Hora: 15h09m16s
Local: São Paulo – SP
Sistema de Casas: Regiomontanus

Situação

A cliente tem um imóvel na praia e gostaria de vendê-lo. Anteriormente isso não era possível por causa de pendências legais de outra pessoa da família. Na época da pergunta, ela já havia tomado providências e todas as pendências haviam sido completamente resolvidas. Assim, ela decidiu colocar o imóvel à venda. Já tinha um cliente interessado no imóvel.

Resposta

Não, o imóvel não seria vendido logo.

Argumentação

A querente é representada por Saturno, regente do Ascendente. Saturno está exilado, terminou um sêxtil com a Parte da Fortuna, faz trígono partil com Plutão, quadratura separativa de Marte, conjunção aplicativa a Vênus, quadratura aplicativa à Lua, oposição separativa de Netuno.

O comprador é representado pela Lua, regente da Casa VII que, pela ordem, faz uma quadratura separativa de Netuno, quadratura aplicativa a Saturno, conjunção aplicativa a Marte, trígono aplicativo ao MC, quadratura aplicativa a Vênus e sêxtil aplicativo a Mercúrio.

A Lua fez seu último aspecto com Netuno – quadratura – e o seguinte será justamente quadratura com Saturno. Portanto, vendedora – Saturno – e comprador – Lua – não estão em bom contato.

Netuno é regente da Casa III, papéis e documentos, assim como irmãos.

A resposta negativa devia-se a possíveis problemas com documentação e irmãos de que o comprador – Lua – teria conhecimento antes da querente – Saturno.

Fato

Após a venda praticamente concluída, no momento de apresentar as certidões negativas a querente descobriu que seu nome estava envolvido em ação judicial, que ela desconhecia completamente. Seus irmãos, por razões diversas, não constavam do processo. Por fim, a venda não foi feita.

Exemplo 2
Pergunta: “Vou encontrar meu estojo?”
Data: 03 de julho de 2007
Hora: 15h33m
Local: São Paulo – SP
Sistema de Casas: Regiomontanus

Situação

A cliente perdeu seu estojo de estimação com diversos itens importantes dentro e não conseguia achá-lo em lugar nenhum. Já havia procurado por toda a casa e escritório e não o encontrou.

Resposta

Sim, vai encontrá-lo, provavelmente debaixo de algum móvel e próximo de água ou umidade.

Argumentação

A querente é representada por Júpiter Retrógrado, domiciliado, em conjunção separativa do Ascendente e quadratura separativa de Urano.

O estojo é representado por Mercúrio Retrógrado, combusto, em sêxtil separativo de Marte e sêxtil aplicativo ao MC.

Em Astrologia Horária, quando o planeta representante do objeto perdido ou pessoa desaparecida está retrógrado, significa que vai retornar.

A querente e o estojo não fazem contato. Ela se distancia da situação – Júpiter Retrógrado -, ainda assim o estojo voltará às mãos dela – Mercúrio Retrógrado.

A Lua e seus aspectos aplicativos e separativos nos dão indicações dos acontecimentos que já aconteceram e os próximos a ocorrerem.

A Lua faz um sêxtil separativo do ASC, o que indica que a querente esteve próxima do estojo e não percebeu. O próximo aspecto da Lua será uma conjunção com Netuno, regente da Casa IV.

A Lua faz um sêxtil separativo do ASC, o que indica que a querente esteve próxima do estojo e não percebeu. O próximo aspecto da Lua será uma conjunção com Netuno, regente da Casa IV.

O signo de Peixes indica água ou umidade nas proximidades.

Fato

Alguns dias depois da pergunta a querente foi pegar seu guarda-chuva ao sair do carro. O guarda-chuva estava sob o seu banco, o do motorista. Ao abrir o guarda-chuva o estojo caiu de dentro. O guarda-chuva ainda estava úmido por causa do uso recente.